Resenha: Wicked, @EditoraLeya

30 março 2017
Sinopse:“Imagine acompanhar a clássica e prestigiada história de O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, pela perspectiva de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste! Em Wicked, Gregory Maguire nos proporciona essa chance de conhecer o outro lado da moeda, e mergulhamos novamente no fantástico mundo da Terra de Oz.
Neste livro, descobrimos todos os detalhes da vida da garota de pele verde que cresceu cercada de desafios e preconceitos, até se tornar uma bruxa infame uma esperta, irritadiça e incompreendida criatura que põe à prova todas as noções sobre a natureza do bem e do mal. A improvável amizade da Bruxa Má do Oeste e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, donas de personalidades tão opostas que se tornam melhores amigas; a rivalidade das duas ao se interessarem pelo mesmo homem; e a reação ao governo corrupto do Mágico de Oz também estão no foco de Wicked.
A obra de Gregory Maguire arrebatou milhões de pessoas em todo o mundo e baseou um musical na Broadway, que, desde sua estreia, em 2003, já quebrou diversos recordes e conquistou muitos prêmios, incluindo o Tony Awards, considerado o Oscar do teatro. Em 2016, o musical estreou em São Paulo”
 "Havia ódio demais no mundo, e amor também "

Hoje vamos falar de um livro que surgiu  de um clássico, afinal quem aqui nunca ouviu ao menos falar sobre O mágico de Oz, todos é claro. O livro de Gregory Maguire deu origem ao musical mundialmente conhecido que carrega o mesmo nome, Wicked.

Confesso que este estilo de leitura não é algo que chama minha atenção e digo que minha falta de interesse no livro partiu mais desta minha não preferencia do que pela historia não ser atraente de fato.

No livro conhecemos a história da Bruxa má do oeste – Elfaba - e entendemos um pouco a origem de toda a maldade da bruxa, que nasceu verde com dentes enormes, e que logo de cara não foi amada pela mãe e pelo pai.

Sem saber o que são gestos de afeto e amor, ela aos poucos vai adquirindo uma personalidade má, e a cada ano de sua vida isto aumenta. Na escola é rejeitada pelo grupo de amigos, não conquista o carisma de ninguém, a tornando mais azeda.




Porém conhece Glinda a Bruxa boa do Norte, mesmo sendo pessoas tão completamente diferentes, algo as aproxima é uma amizade que é sincera, logo é desafiada quando ambas se interessam pelo mesmo homem, e a natureza  já conhecida de Elfaba se destaca ainda mais.

Um livro que tem uma complexidade de assuntos, tornando mais adulto e próximos dos livros da atualidade, assuntos como politica, preconceitos, não aceitação social, romances, tem um crush na parada gente, rs, estão nas linhas de Wicked e o aproxima do nosso dia atual ao mesmo tempo que não passa de um conto de fada.

Recomendo a leitura de Wicked aos amantes do musical, e amantes de leitura no geral, é uma ótima experiência e para este livro que a Leya fez um trabalho lindo, dou 4 notas musicais.



Um grande beijo e até mais.

Ficha Técnica:
Autor: Gregory Maguire
Ano: 2016
Editora:Leya
Páginas:496
Skoob: Wicked

Nenhum comentário

Postar um comentário