Vamos falar sobre a série Millenium

28 março 2017
Olá pessoas tudo certinho?! Sei que maioria do pessoal que nos acompanham por aqui são fãs de romance, mas não tanto dos policiais, mas precisamos conversar sobre essa série.



Eu descobri a série há alguns anos, antes do terceiro ser publicado por aqui, e como não sabia que se tratava de uma série li o segundo livro primeiro,  A Menina que Brincava com Fogo. Li o livro em um final de semana porque a história nos prende de uma forma inexplicável, e durante a leitura percebi que tinha algo antes, então fui atrás de Os Homens que não Amavam as Mulheres, e também foi uma leitura sensacional, então pensei o quê? O último livro vai ferrar com tudo, certo? Errado. Apesar do ritmo menos acelerado e mais extenso, o terceiro livro, A Rainha do Castelo de Ar, é tão bom quanto os outros dois, e como o autor Stieg Larsson morreu, imaginei que a série tinha acabado, certo? Errado, mais uma vez.



Antes de prosseguir preciso dizer a vocês que, se forem ler um livro policial e ele for escrito por uma autora/autor Sueco ou Norueguês pode ir sem medo. Não li nenhum até hoje que não tenha sido bom. Eles são sempre extremamente descritivos e concisos em suas histórias, não espaço para enrolação ou para algo que não caiba na história. Se veio da Suécia ou Noruega, é policial de verdade.

Mas voltando a série Millenium, após a morte de Larsson, a sua esposa disse que tinha o manuscrito para o quarto livro, mas questões de espólio estavam segurando todo o desenvolvimento. Demorou, a série caiu no meu esquecimento e em 2015 a Cia das Letras lançou o quarto volume, A Garota na Teia de Aranha. 



Escrito pelo jornalista David Lagercrantz, ele já não foi tão bem recebido pelo público em geral, as maiores reclamações são com relação à Lisbeth Salander, a protagonista da história, que é a personagem central nos três primeiros livros e que acaba ficando de lado dessa vez. Mas a minha revolta se deu quando a Cia anunciou a troca das capas, então eu tinha os três primeiros com as capas mostradas acima, e teria agora a capa diferente... Não rolou Jacket, eu fiquei boladona, como diria a Tati Quebra Barraco, e doei os livros e até hoje não li o quarto.



Lisbeth é uma das melhores personagens da literatura, forte, inteligente e de uma sagacidade invejável, a Hacker conseguiu conquistar a todos. Na adaptação americana, ela foi interpretada por Rooney Mara, muito bem diga-se de passagem, mas os americanos acharam melhor investir no personagem masculino, Mikael Blomkvist, interpretado pelo ator Daniel Craig. Existe uma adaptação sueca dos filmes, e com certeza são infinitamente melhores que a única adaptação americana. Na versão sueca temos Noomi Rapace interpretando Lisbeth divinamente e nessas versões a personagem continua sendo a personagem principal tal qual nos livros.



Esse papo todo surgiu porque foi anunciado pela editora Norstedts o lançamento do quinto volume da série, em 07 de setembro na Suécia. Então teremos a volta de Lisbeth e Blomkvist em breve. O quinto livro também foi escrito por David Lagercrantz, jornalista escolhido para continuar a série após a morte de Larsson. Segundo a editora, na trama “Lisbeth Salander cumprirá uma rápida sentença na prisão para mulheres de Flodberga, onde tentará evitar conflitos internos entre as prisioneiras”. Na prisão, ela receberá a visita de Blomkvist e de seu antigo tutor, Holger Palmgren, que descobrirão uma história sobre abuso de poder e o passado que ainda assombra a hacker. Essa notícia fresquinha recebi pela newsletter do Clube do Crime, site sobre os livros policiais publicados pela Cia da Letras



A cia das Letras já confirmou a publicação do quinto volume e este sairá em outubro por aqui, ainda sem capa definida. E vocês já leram a série? Já assistiram? Gostaram? Nos contem tudo!!!

Até mais!



15 comentários

  1. Eu conheço os livros e os filmes. Adoro os filmes, ainda não tive a oportunidade de ler os livros, pois são mt grandes e me dão certa preguiça, mas tenho na minha estante. Eu não curto muito livros escritos por outra pessoa para dar sequência a uma série de um autor já falecido, pq às vezes esse novo autor não tem uma boa mão para a coisa, mas só vou poder saber sobre isso quando criar vergonha na cara e ler os livros, assim como o quarto e o quinto que está para sair.. rs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oi, ja tinha ouvido falar nessa série z mas achei seu post muito legal, pois não não tinha noção do tamanho da série ainda mais que o autor já morreu. Parabéns para eles. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anastacia.
    Eu li os três primeiros livros da série quando foram lançados. Gostei muito da história e funcionou bem para mim enquanto trilogia. Quando o quarto livro foi lançado, até ganhei um exemplar, mas não me animei a ler... Agora que o quinto livro foi anunciado, me bateu uma certa curiosidade de saber como tudo está funcionando! Quem sabe eu dê uma chance!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li a trilogia, mas tenho uma amiga que é apaixonada pela personagem. Sempre vejo o pessoal falar que ela é muito forte e acho interessante, mas confesso, tenho preguiça pelo tamanho dos livros. São gigantes.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esta série está na minha lista quando tiver interesse em ler policiais. Já ouvi falar sobre elas, tomei o cuidado de procurar informações, obviamente fugindo dos famigerados spoilers e tenho impressão de que poderei gostar. Obrigada pelo seu texto, acrescentou muito às minhas pesquisas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Anastacia! Eu já tinha ouvido falar dessa série quando ela passava na HBO, mas nunca tive a oportunidade de assistir. Parece ser muito interessante e envolvente, e eu gostaria de ler os livros primeiro porque como sempre, tem muito mais detalhes do que a série de TV kk. Com a morte do autor, espero que os outros volumes não tenham afetado os três primeiros. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Sabia dos filmes e a pouco descobri sobre os livros! Obrigada pela dica! Bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Que blog lindo! <3
    Acho que já ouvi esse nome, mas, de qualquer forma, não sabia do que se tratava. Achei até legal, porém, no momento são sei se assistiria. Talvez mais para frente! Dica anotada! :)
    Beioos!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    esses dias atrás vi alguém falando sobre esses livros, mas eu nem sabia da existência deles e muito menos dos filmes. A premissa me encanta e com toda certeza eu assistiria. Espero poder fazer a leitura do livro e poder assistir o filme. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Anastacia.
    Uma vez eu peguei na biblioetca o primeiro livro dessa série para ler, mas como ele é grande, eu não consegui ler antes do prazo de devolução e não quis renovar, então acabou que nem li. Mas sempre vejo as pessoas exaltando essa série e dizendo o quanto ela boa. Espero poder conferir um dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Anastacia, tudo bom? Ameeei seu post, mega completo. Sou muito fã dessa serie. Li em 2013/14 e ficará sempre no meu coração como a melhor. Lisbeth Salander é a melhor personagem EVER e estou morrendo de saudades, mas não acho que lerei esse quarto livro... acho que tenho um pouco de preconceito sim, mas não quero nenhum autor colocando as mãos nessa história, entende? hahaha De qualquer forma, já colocaram, mas não me obrigarei a ler.

    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  12. Só não entendi uma coisa... se a esposa disse que tinha o manuscrito do autor original para o quarto livro, por que saiu com o nome de outra pessoa?? Li só o primeiro livro até agora e amei, para minha sorte quando comecei a comprar já eram as capas novas então tenho até o quarto aqui... não sabia que ainda não tinha terminado a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leis de espólio Ju, o pai e irmão dele tinham que autorizar. Aí rolou alguma coisa, o processo correu em segredo de justiça e encontraram uma pessoa para dar continuidade ;)

      Excluir
  13. Mas gente, essa série tem tanta enrolação que nunca me animo em lê-la. ADORO os filmes demais, mas quando penso em pegar para realizar a leitura, desanimo com tudo que aconteceu e com a morte do autor né. Não sei ainda se é uma leitura para mim, mas quem sabe no futuro?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu amo livros desse gênero, sempre me deixa com o coração na mão querendo saber mais da história.
    Pelo o que percebi, esse é bem assim!!!
    Beijos

    ResponderExcluir