Resenha: A Mais Bela de Todas, @univdoslivros

01 maio 2017

Sinopse: Ela é a primeira vilã da Disney. Apesar da beleza exuberante, é invejosa e extremamente má. Capaz até de pedir a um caçador o coração da doce e ingênua princesa do reino, ela chega a envenenar uma maçã para conseguir se livrar de sua rival. Mas toda história tem dois lados, não é verdade? Será que você conhece realmente a origem da Rainha Má? Este livro vai te contar uma história desconhecida até então. Ela é sobre amor e perda, com uma pitada de magia. Descubra aqui o que se esconde por trás do olhar enigmático da mais bela de todas.
Olá pessoal, vamos conversar sobre essa releitura sensacional da rainha má! Sabemos o quanto ela é ruim com a princesa, vocês lembram qual, certo?! Mas como ela ficou assim? Porque tanta ruindade em alguém tão bela? Essa é mais uma obra da coleção Disney da Universo dos Livros, que conta também com: A Fera em Mim e Úrsula. Todos escritos pela Serena Valentino.
Nas macieiras em flor no pátio do castelo, em meio aos delicados botões de pétalas levemente rosadas, cintilavam esferas prateadas, semelhantes a bolas de Natal, que refletiam o sol intenso.
Com esse início é impossível não pensar em outra releitura, a voltada para o cinema. A cena do início com a rainha na Neve... Mas não é sobre o filme que vamos falar, e sim da versão da Rainha Má. Enfim ela será a protagonista e nos mostra como a bela e feliz rainha vai se transformando na rainha má.



O rei a conheceu na loja de seu pai, o artesão de espelhos e se encantou com tamanha beleza, apesar da bela jovem não se achar tão linda assim. Nesse momento já percebemos que há algo de errado, como assim a filha de um artesão de espelhos, acostumada ao seu reflexo não se acha bela? A resposta está na rejeição e na humilhação a que foi submetida toda a sua vida. Apesar de inocente, é projetada nela toda a infelicidade de seu pai. E isso definitivamente será sua ruína.

A bela rainha teve o casamento dos sonhos, a família dos sonhos e seu amor por Branca de Neve, que a chama de mamãe, é lindo. Tudo estava indo muito bem, apesar de nos depararmos com sua alma sombria em um momento bem peculiar de sua rotina, até que ela ganha um presente de seu marido que logo causa mal-estar, mas como eles são muito felizes e apaixonados ela não liga, e aí reside sua derrocada.

Assim a partir daquele dia os espelhos que permearam sua infância e sua juventude e que retratavam a infelicidade de seu coração e alma passaram a ser seus algozes. A rainha os colocou em um cômodo exclusivo, mas o que estava destinado a ser, não tinha como ser evitado. Até que determinado espelho que vivia escondido sob uma cortina ganhou vida e, a convenceu de que poderia descobrir todos os seus sonhos e responder todas as suas dúvidas, só não mencionou a que preço.
Os olhos da Rainha se arregalaram de terror, sua boca quedou aberta. Era uma visão paralisante: uma cabeça sem corpo que parecia uma espécie de máscara grotesca. Fios de fumaça mística espiralavam em torno daqueles olhos vazios e da boca de cantos caídos; seu rosto macabro parecia infeliz.
Assim como, A Fera em Mim, a autora aqui nos mostra as consequências de nossas ações sim, mas o foco principal é no estrago que é feito em nossa mente diante de tanta exposição a humilhação e a rejeição, assunto esse muito discutido na atualidade por conta do envolvimento dos jovens em situações de risco. Sabemos que isso pode influenciar, mas que não é fator determinante. Apesar de uma obra ficcional, achei de muita utilidade e sim me instigou a pensar no outro lado, o que não é muito fácil.
A Rainha tivera tanto potencial dentro dela – tanto poder para tornar o mundo melhor.... Mas, em vez disso, permitiu que a escuridão a guiasse, cegando-a para qualquer direção.
O livro tem uma abordagem maravilhosa, e toda a história faz com que você se identifique e seja obrigada a praticar sua empatia, mesmo que não queira, como no meu caso. Porque como assim ter empatia com uma pessoa má? Como ter empatia por alguém que fez o que fez com a Branca de Neve? Pois é minha gente, a gente só consegue ser empático quando conhece ambos os lados da moeda, e se o interlocutor o fizer de forma bem-feita, o que definitivamente é o caso. Mas eu sou coração de pedra e continuo achando que a rainha é má em sua essência infelizmente.
 – Eu amo você, meu belo passarinho – disse a Rainha [...]. – Eu sempre a amei, e sempre vou amá-la.
O livro é muito bom, recomendo muitíssimo a leitura e tem um final definitivamente surpreendente. Cinco notas musicais merecidíssimas!
Ficha Técnica:
Autor: Serena Valentino
Páginas: 272
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2016
Até mais!


22 comentários

  1. Tem algum tempo que quero ler esse livro. Gosto muito de releitura e essa é uma das que me chamam a atenção.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Já li inúmeras releituras, mas todas deixaram a desejar.
    Mas estou disposta a conhecer mais belas de todas e conferir se vou me identificar e criar empatia, quero conhecer o outro lado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda a capa! Ultimamente, até mesmo nos filmes eles estão investindo em contar o outro lado da história, e acho isso extremamente positivo. Na nossa infância aprendemos junto com essas histórias que existia o lado bom e o mau e era tudo preto no branco, o bom era muito bom e o mau extremante mau. Histórias como essa ajudam a ensinar a nova geração de crianças que a vida tem as suas nuances e que há diferentes pontos de vista.
    Parabéns pelo post.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que seu livro está, fico apaixonada pela resenha e não pensaria duas vezes do que ler o quanto antes, além do mais, tem todo esse encanto no trama,dica anotada flor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Essa releitura tem sido super bem comentada e explora um outro ponto da história que nunca havia sido explorado!

    Está na minha lista de leitura!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que resenha maravilhosa!!!
    Eu não gosto de contos de fadas, mas acho releituras muito interessantes. E essa aqui ainda discute assuntos que podemos aplicar na vida real, como a rejeição, humilhação e suas consequências... Adorei quando você apontou isso na sua resenha. Sem contar o fato de que as histórias sempre têm dois, ou até mais, lados. Gostei muito de ver seu ponto de vista sobre essa obra :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Já tinha o interesse em conhecer essa coleção da Universo, e sua incrível resenha só veio reforçar meu desejo. Fiquei muito empolgada com a premissa desse livro, pois além de gostar de contos de fadas, sempre tive curiosidade em relação ao antes e aos porquês por trás das histórias. Gostei muito do modo como a autora conduzirá essa história, quero para ontem.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a forma como o livro foi resenhado. Parabéns pela bela escrita e criatividade. Os quotes escolhidos são muito interessantes! Adorei

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Dessa coleção dos vilões, esse é o único que realmente tenho vontade de ler, acho que é por que Branca de Neve é uma das minhas histórias favoritas, e acho legal saber um pouco mais sobre a rainha má.

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Tenho muita vontade de ler esse livrooo!
    Sou apaixonada por releituras, e essa é uma das que mais quero. haha
    Sua resenha me animou mais ainda. <3

    ResponderExcluir
  11. Eu acho essa capa um tiro de capricho!!!!
    Não tenho muito interesse na leitura, mas confesso que a sua resenha me deixou um pouquinho curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu já li o livro e adorei a trama!
    Gostei bastante da forma como a autora conduziu toda a história, mostrando o lado humano da personagem.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá, adoro conhecer o lado dos vilões, o pq deles se tornarem tão maus, mesquinhos. Com certeza quero ler esse livro e outros também.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!
    Eu não consegui ler esse livro ainda maaaaas morro de vontade de ler.
    Adoro essas releituras! E sua resenha me provou que eu devo comprar o mais rápido possível hahahaha.
    Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Eu também não vejo motivo e não tenho vontade de ter empatia por ela não, hehe, mas vou dar o lado dela, já que lerei o livro em breve e aí vamos ver o que acontece... Acho que ainda vou achar que ela é má na essência como você achou.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Achei maior barato essa releitura. Apesar que vamos conhecer o lado e ponto de vista. Entretanto sua resenha me conquistou e fiquei com aquela curiosidade em conhecer mais. Já vou anotar sua dica.

    ResponderExcluir
  17. Lokaa pra ler todos os livros dessa coleção!!
    A capa ficou linda demais e adorei o que falou do livro, vai ser um livro que eu vou ter na estante com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Amo, amo, amo, muitas das histórias da Disney e confesso que esse, assim como vários outros livros da coleção Disney me chamam muita a atenção, e estão na minha lista de desejados. Sua resenha só me instigou ainda mais sobre o livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Das histórias das princesas, confesso que a que gosto menos é a da Branca de Neve. No entanto, esta releitura me deixou bem curiosa para investigar mais sobre esta trama. Quero muito ler a série. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Doida para ler esse livro 😍
    Como não amar Disney *-*

    ResponderExcluir
  21. Olá Anastacia, tudo bem?

    Mulher, eu não consigo ler livros que retratam contos de fada, mesmo que mais modernizados, rs. É algo que vem de criança, sei lá. Isso porque minha mãe sempre me incentivou à leitura e a ouvir as histórias. Acho que desde sempre eu senti que aquilo era pura mentira, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Que maravilhoso! Sou fascinado com as estórias das princesas da Disney, sobretudo a da Branca de Neve que é a minha favorita. E, coincidentemente, a Rainha Má é a personagem de quem eu mais gosto ahahaha!
    Amei a resenha e estou doido com o livro!

    ResponderExcluir