Resenha: A Grande Ilusão, @editoraarqueiro

10 julho 2017
Sinopse: Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes.Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas.Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente?Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.
Olá pessoal, tudo certinho?? Então enfim temos mais um livro do Careca (sim, sou íntima e por isso o chamo assim). Mas vamos falar do livro que é melhor! Esse livro quando saiu lá fora fez um estardalhaço e os #HarlanLovers brasileiros, assim como eu ficamos aqui desesperados pela publicação, felizmente não demorou muito a sair então nossa vida ficou mais feliz, até ler o livro e ver que o título é muito mais que merecido e justo.
Você acha que sabe a verdade. A verdade é que você não sabe nada.
Maya é piloto das forças armadas, acabou de voltar da guerra e sua vida está bem complicada. Seu marido foi brutalmente assassinado e esse crime a atormenta até hoje, pois as circunstancias do crime nunca se resolveram. Então para resguardar a si e sua filhinha ela instala, por insistência de uma amiga um sistema de câmeras de segurança. Se liga nessa informação porque eu achei relativamente desnecessária a ênfase a ela, até chegar perto do final derradeiro, gente não sei nem como falar desse livro sem spoilers. Porque quem leu Desaparecido para Sempre e À Toda Prova, sabe o que é ser surpreendido pelo mestre das noites em claro.

Pois bem, se o marido foi assassinado, como uma das gravações das câmeras de segurança o mostram com a criança? Primeiro grande mistério do livro. Porque o mistério mesmo é descobrir como ele foi assassinado e por quem. Nesse momento começamos a observar todas pessoas no entorno deles como suspeitos potenciais. Então Maya que não está nada confiante começa a investigar o passado de seu marido, e isso acaba influenciando no nome da família dele: os Burketts. O quanto o passado de segredos enterrados dessa família pode ter interferido no assassinato de Joe? O quanto o passado do próprio Joe contribui para o desfecho de sua vida?
Amigos protegiam amigos. Quem atacasse um, atacava todos. Mas claro, o preceito também se aplicava à vida civil.
Então agora Maya precisa manter sua filha em segurança e por conseguinte seus sobrinhos e cunhado, pois sua irmã não está ali para fazê-lo, mas ela também precisa descobrir toda a verdade e vai fazer uso de todo seu treinamento militar para isso. Minha gente é tiro atrás de tiro a cada capítulo que evoluímos. Todas as histórias do Harlan são dinâmicas, mas essa, te faz fica como um lunático agarrado no livro querendo saber o que vem depois, o que de fato aconteceu aqui, quem são essas pessoas que até dois capítulos eu tinha certeza quem eram. Como acontecimentos do passado, tipo o assassinato de sua irmã, pode estar diretamente ligado ao assassinato de Joe? Cada vez que eu lia um capítulo tinha uma teoria devidamente estabelecida e a via ser totalmente descartada por conta dos acontecimentos seguintes. Prepare-se para saber de tudo, e ter a certeza de que não sabe de nada com a Grande Ilusão.
 Maya podia imaginar muito bem qual era a intenção do cunhado: Vingar a morte da mulher. Ela não podia deixar que isso acontecesse.
Preparem seus nervos e as unhas, ou o spinner, quando forem ler esse livro pois seu nível de ansiedade vai estar sempre elevado. Prepare seu coração para uma referência musical de fã para fã.
[...] ficou esperando pela avalanche dos ruídos [...], mas eles não vieram. Não dessa vez.
Cinco notas musicais e devidamente favoritado, porque ser iludida até o último minuto é uma arte para poucos.



Ficha Técnica:
Autor: Harlan Coben
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Ano: 2017


Até mais


Nenhum comentário

Postar um comentário