Resenha: A Baronesa Descalça, @amazonBR

10 abril 2018
Sinopse:“Vale do Paraíba, 1872. Saraus, bailes, rapazes, cavalgar e defender a abolição da escravatura, são estes os gostos da bela Amaia. Mas tudo parece perder sentido quando seus pais morrem e deixam nas suas mãos uma fazenda de café e um testamento que a impede de alforriar os escravos. Sem saber como administrar uma fazenda e se afundando em dívidas, ela encontra apenas uma solução: se casar. Todo e qualquer solteiro ou viúvo se torna um pretendente em potencial. Ou quase todo. Eduardo Montenegro não é pretendente para moça de família. Fundador do Clube dos Devassos, o misterioso Montenegro não pretende se casar, mas isso não o impede tentar levar Amaia para cama. Enquanto tenta manter a sua integridade física e emocional, Amaia arruma um pretendente inesperado. Será que ela vai conseguir levar adiante o seu plano de salvar a fazenda e os escravos, ou será que a sua atração por Montenegro será maior? O famoso devasso acabará seduzido pelos encantos da charmosa abolicionista e a pedirá em casamento antes que ela se case com outro? A Baronesa Descalça é o primeiro livro da Coleção O Clube dos Devasso”

A Baronesa Descalça é um lançamento Independente de Chiara Ciodarot, livro de estreia da escritora, é o primeiro da série O Clube dos Devassos, a trama um romance de época, contém todas as características fundamentais desse tipo de romance, mas com um diferencial, este romance em especifico nos traz como pano de fundo a época da escravatura Brasileira que é retrata de forma minuciosa, nos levando a viver no passado enquanto prosseguimos com nossa leitura.

Nossa protagonista se chama Amaia Carvalho, jovem, vive a sua vida para as festas e bailes encantando rapazes, esperando que um dia algum finalmente a encante, e é na festa de casamento de uma amiga que a vida dela tem dois grandes acontecimentos, ela conhece Eduardo Montenegro, um homem misterioso de quem todas as mães desejam deixar suas filhas bem distantes quando o assunto é casamento; e nesta mesma noite ela perde seus pais em um acidente no percurso de volta para casa.

De repente Amaia se vê aos 23 anos tendo que junto com sua detestável irmã, Cora, administrar uma fazendo cheia de dívidas e manter a sobrevivência dos escravos e todos que a  fazem funcionar.A solução seria vender a propriedade para quitar as dívidas, com um pensamento libertador, alforriar os escravos para que estes vivessem livres e sem a dependência dela, porém o testamento de seus pais e bem claro, os escravos continuaram sendo escravos e nada poderá ser vendido, a solução para que salvem a si e a todos é o casamento.

Mas Amaia não tem ninguém em sua vida que tenha apreço - ou teria?  - com quem deseje se casar, principalmente por sua forte personalidade e ideologia referente as situações que a cercam, a não ser um homem misterioso, porém por mais que Montenegro tenha ficado encantado e deslumbrado com a beleza da moça, estar casado não está em seus planos, e com isso não vê como ajuda la com seu grande dilema. E como poderia Amaia crer que um homem como Eduardo fundador de um Clube dos Devassos poderia ser capaz de se estabelecer com uma mulher.

Diante da situação Cora observa sua irmã a procura de uma solução, de um casamento, e se vê em frente a uma oportunidade de conquistar um partido antes de sua irmã, mas a traiçoeira conseguirá enganar Amaia? Ou Eduardo e Amaia deixarão todas as diferenças e teimosias de lado, para enfim darem chance ao amor e como consequência ajudar a restabelecer a segurança na fazenda de Amaia?

- Uma relação, pra mim, não se trata de paixão, nem de sentimentos. Procuro interesses em comum, objetivos que se cruzam, e, claro muita diversão.- Hah, se o senhor espera que toda esposa possa ser divertida, o  senhor vai passar a vida procurando uma mulher para se casar...- Tolinha, não quero trocar palavras com uma mulher...E saiba eu nunca me casarei."

Gostei muito da escrita de Chiara, o casal protagonista me encantou, mesmo com uma pitada de teimosia por parte de ambos, o que na realidade deixa a trama ainda mais deliciosa de se ler. Um romance de época que deve ser conhecido por todos os amantes do gênero, ainda mais por ser Brasileiro e tratar de uma realidade nossa, de nossos antepassados, e retratada de forma tão rica, ótimo trabalho realizado em A Baronesa Descalça, e preparem-se novos livros da série devem chegar logo mais.


Até mais e um grande beijo!


Ficha Técnica:
Autor: Chiara Ciodarot
Editora: Amazon BR
Páginas:346
Ano:2018
Skoob: A Baronesa Descalça – Clube dos devassos – 01




Nenhum comentário

Postar um comentário