Resenha: Paixão de Recomeço

06 junho 2018

Rosamund Lydgate sempre foi apaixonada por Joss Horsfield, mas quando ele a abandona, ela aceita se casar sem amor com lorde Brooke. Presa ao amor do passado, ela só se dá conta de que está amando novamente quando perde o amor do presente. Paixão de Recomeço conta a história de uma mulher rejeitada e de um amor construído. É possível amar de novo?

Paixão de Recomeço é o primeiro livro da série Vilas do Sul, que será lançada em breve pela editora Pedrazul. O livro é incrível, uma bela história de amor, de recomeço, de amar de novo, e principalmente, de aprender a se amar. E Chirlei é uma excelente escritora, com uma leitura leve, fácil e bem fluida. 

A história se passa na Cornualha, e nos deparamos com uma Rosamund ainda moça, no ano de 1830. Seu pai é um bêbado e ele está disposto a vendê-la para um senhor de idade. Mas ela sempre foi apaixonada por Joss, um homem que não lhe  dá valor. Não vou contar todas as circunstâncias, claro, mas ela nunca se casará com Joss. Como eu disse, ele não sabe a joia que tem em mãos, procurando amor em outra pessoa. Mas esta é outra história, voltemos a Rosamund.

Joss feriu grandemente seu coração, na ocasião de um baile, e Sam Brooke está todo disposto a consolá-la. Sabe aquela história de uma pessoa amar a outra, e ninguém conseguir ficar junto? Maria amava José, que amava Joana, que amava Paulo, que amava Maria? É mais ou menos assim, com Sam amando Rosamund, que amava Joss. Então, quando a oportunidade apareceu, Sam não perdeu tempo e a pediu em casamento. 

Quando ele lhe fez a proposta de ela se casar com ele e passar uma temporada viajando, Rosamund aceitou imediatamente. Ela escreveu em seu diário naquela noite, após a partida dele: “Não o amo, isso é certo. Mas já que decidi viver, terei que me casar com lorde Brooke. Certamente não será o Céu, mas também não será o Inferno que vivi com Sir Lydgate. Tenho que resignar-me.

 Quantas histórias assim você já leu? Muitas, se você for fã de romance de época, como eu. E você bem sabe que casamentos de conveniência podem dar muito certo, porque a convivência fortalece o relacionamento e o amor surge pela rotina, pelos bons momentos passados a dois.

Mas não é fácil, e não foi fácil para Sam e Rosamund. Lembre-se de que ele já a amava, e ele estava muito consciente de que ela amava Joss. Mas lorde Brooke não perdeu as esperanças. Ele lutou todos os dias por seu amor, e tentava fazê-la feliz o tempo todo. E Rosamund não contava com um plano que seu marido arquitetou, enquanto viajavam pela Itália. É nesse momento que acontece o tudo ou nada para o casal!

Rosamund estava indignada. Que gente era aquela, cuja filha beijava os lábios de um homem casado e todos olhavam e sorriam, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo? Ela foi apresentada ao patriarca, um cavalheiro inglês de modos diferentes; à sua esposa nativa robusta, chamada Antonella Abbaneio; e às três filhas, inclusive a que continuava pendurada no braço de seu marido. Rosamund estava indignada e o lorde parecia nem notar.

Mas, enquanto o final feliz não acontece,  Rosamund segue sua vida e sua rotina em Flatford House, sua nova casa. Ela precisa conquistar a confiança dos criados, da vizinhança, precisa se ajustar à sua mais nova rotina.... aí nós conhecemos vários outros personagens, como Henrietta, Pérola, o melhor amigo de Sam, que é o duque de Grafton, uma moça cega chamada Mary Catharina... Todos estes personagens serão vistos nos próximos volumes de Vilas do Sul, e acredito que todos terão a sua oportunidade do final feliz. É o que esperamos, não é, Chirlei?

Vou finalizar a resenha por aqui porque não quero contar mais, já que espero que você leia Paixão de Recomeço. Na medida em que os outros livros forem lançados, leia todos eles, porque tenho certeza de que você vai adorar!

Ficha técnica:
Autor: Chirlei Wandekoken
Editora: Amazon (em breve pela Pedrazul Editora)
Ano: 2018
Páginas: 240
Skoob: Paixão de Recomeço

Um comentário

  1. Este livro foi emblemático em minha carreira, pois pensei em desistir dele várias vezes e dar um del no texto. Eu queria escrever algo crível, real, que pudesse de fato acontecer na vida das pessoas, não somente mais um entretenimento como tantos que têm por aí. Porém, como acontece na vida real, apaixonar por outra pessoa depois de desilusão amorosa é muito difícil. E eu queria escrever a história de uma mulher desiludida. Rosamund era apaixonada por Joss (do livro Sob Os Acordes dos Anjos) e levou o famoso "pé na bunda". Sam Brooke, entretanto, a amava, mas ele lhe era indiferente. Mesmo assim ela se casou com ele para fugir da vergonha. Agora, como fazer essa mulher se apaixonar por esse homem? Sofri, me rasguei, mas à medida que eu construía esse amor, essa paixão dela por ele, apaixonei-me pelo personagem masculino, pois ele foi coerente do início ao fim do livro. Embora a amasse, não se deixava subjugar por esse amor. Paixão de Recomeço traz dois personagens fortes em busca de realização. Por fim, este livro se tornou um dos meus queridinhos. Ainda bem que eu não desisti dele. Obrigada pela resenha, Fernanda. Amei!

    ResponderExcluir