Resenha: Poesia que Transforma

30 agosto 2018
Sinopse: Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes.
O livro inclui o poema Recomece e ilustrações do artista baiano Elano Passos.
“O Bráulio mexe com nossas memórias, nossos sentimentos, faz aflorar o melhor da gente. É poesia que sai do coração. Que alegria tê-lo toda semana no meu programa!” - Fátima Bernardes
“Cada palavra que sai da boca do Bráulio Bessa toca minha alma de uma forma raríssima.” - Milton Nascimento
“Bráulio Bessa é um hipnotizador de palavras. Tem o coração rimado. Quando fala, o verbo venta verso.” - Fabrício Carpinejar
“Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem nem saber qual é a dor que você está sentindo. A poesia se adapta à sua dor. É um abraço cego e despretensioso, como quem diz: ‘Venha! Tá doendo? Pois deixe eu dar um arrocho, que vai lhe fazer bem.’” - Bráulio Bessa
Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

"Quando você cair
E ninguém lhe aparar,
Quando a força do que é ruim
Conseguir lhe derrubar...
É hora do recomeço.
Recomece a LEVANTAR."



Hello pessoas, tudo certinho?!?! Quem aqui conhece poesia de cordel? E quem aqui assiste o programa Encontro com a Fatima Bernardes? Se você respondeu sim para alguma dessas questões, ou quem sabe para as duas, conhece o Bráulio Bessa.

Autor do poema Recomece, que ganhou o Brasil e emocionou a todos que o assistiu declamando, lançou um livro MARAVILHOSO de poesias pela Sextante. Então se você é apreciador do gênero e estava se sentindo meio sem opção, venha descobrir mais uma joia dada pelo nosso nordeste.

Bráulio cearence de Alto Santo, descobriu seu amor pela escrita aos 14 anos com um trabalho escolar e pensou que, talvez, pudesse sim ganhar a vida com isso. Mas é tudo muito difícil pra quem ousa sonhar em viver e ser feliz com a escrita, então ele partiu para a area de exatas, mas como ele mesmo disse: "Deus desenha um negócio do jeito dele, não adianta querer se meter."

Em meio a ataques xenofóbicos nas redes sociais contra o nordeste brasileiro, ele viu ali que poderia combater o fogo, com poesia. E assim ele o fez, declamou uma poesia linda, onde estava caracterizado de cangaceiro com o chapéu, que hoje é praticamente sua identidade visual e declamou:

"Já que existe no sul este conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato,
Já que existe a separação de fato,
É preciso torná-la de direito.
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
Da que a gente até hoje tem vivido:
Imagine o Brasil ser dividido
E Nordeste ficar independente.

Conquistou espaço, falando de sua região no Facebook com a página, Nação Nordestina, e logo depois ganhou o Brasil após sua primeira participação no programa Global. A escrita do autor é extremamente envolvente, e nos vemos lendo seus poemas com a mesma intensidade e emoção, com a qual ele próprio o faz. É simplesmente emocionante e prazeirosa a leitura do livro.

"Sonhe sempre e seja grato
Pelo sonho que já tem,
Repare cada detalhe
Das xoisas que fazem bem,
O pouco que hoje é seu
É o muito pra alguém."
Ficha Técnica:
Autor: Braulio Bessa
Páginas: 192
Editora: Sextante
Ano: 2018

Até mais!

Nenhum comentário

Postar um comentário