Resenha: Um Amor Para Johan

27 dezembro 2018
Quem daria crédito aos sentimentos de um libertino? Quem poderia julgar que Johan fosse um romântico? Teve apenas um amor, mas jamais pôde tê-la, e quando se esgotaram todas as esperanças, Johan acreditou que não havia nascido para o amor. A paixão sim, poderia vivê-la muitas vezes e se apaixonar todos os dias, mas seu coração ficaria guardado e ressalvo de qualquer outra decepção futura. Era mais seguro; Johan desejou nunca mais amar outra vez... Mas então, algo aconteceu...

Eu li e gostei muito do primeiro volume dessa coleção, O Bosque de Faias, e inclusive já reservei meu exemplar desse livro, que será entregue em mãos pela autora, em nosso encontro literário de janeiro, onde ela muito gentilmente se fará presente, pois várias de nós se encantaram com sua escrita. Devido à proximidade de nossas cidades, o convite pôde ser feito e felizmente aceito.
Amanda escreve muito bem, com linguagem extremamente culta e adequada à época, como acredito que deve ser, e sua leitura é fácil e envolvente. O único defeito foi a sinopse extremamente curta, que não me permitiu desenvolvê-la muito (risos). Sendo assim, precisarei contar um pouco mais do que exibe a sinopse, mas espero não contar demais, apenas para atiçar a sua curiosidade para a leitura.

Johan fez algo de muito feio em O Bosque de Faias, algo de que ele não se orgulha, mas que faz parte de sua característica de libertino. Ele não me deixou com má impressão porque a moça mereceu, serviu como um castigo por ser leviana e extremamente egoísta, pessoa de pura maldade, mas o ato do moço também não foi dos melhores e não justificou o que ele fez, mesmo que foi bem-feito.

Anos se passam, e Johan ainda não é o melhor dos homens. Agora, ele nos aparece como protagonista, mas nada tem de seu: nem mulher, automóveis, nem bens. Aliás, tem um coração magoado, mas ele precisa torcer para que a moça seja feliz, já que as circunstâncias assim exigem. 

Johan está  disposto a recomeçar, a sossegar e ser um homem responsável, e deixar para  trás sua péssima reputação. A oportunidade não tarda a surgir, e ela se faz em forma de um arrendatário de uma das várias propriedades de seu irmão Phillip, que deixou a cargo de Johan vistoriar e recolher o aluguel mensalmente. 

O nome da moça não foi mencionado na sinopse, então não serei a responsável por divulgá-lo. Se Amanda não quis, por que eu deveria estragar a surpresa? Só posso dizer que é uma moça extremamente doce, amante das flores, alguém de coração mais puro impossível, e que se apaixonará por Johan, assim como ele por ela.

Com um sentimento que era novidade para ele, acabou por demorar para reconhecer os sinais de que aos poucos se apaixonava. Pensava nela e desejada estar com ela. Estar ao lado dela lhe conferia uma alegria e um bem-estar sem dimensões, e aquele palpitar em seu coração, que sentia sempre que ela aparecida onde ele estava, era sentido com prazer.

Só que as circunstâncias não são favoráveis para os apaixonados, porque Johan tem uma reputação que o acompanha, e porque a moça não é bem-vista. Sua origem é um mistério; aliás, ela sabe muito pouco sobre seu nascimento e sua ida para a casa de Charles, apenas o que lhe contaram. Você deve saber que o amor não olha  essas coisas, mas as pessoas de má índole olham, e elas não tardarão a infernizar a vida dos nossos queridos pombinhos.

Assim como no primeiro volume, haverá personagens maus, que querem vingança e não pensarão duas vezes em difamar os protagonistas. Enquanto ele não se separarem, os antagonistas não ficarão em paz. 

Leia Um Amor Para Johan para ver se o bem triunfará sobre o mal, e para conhecer os motivos que levam várias pessoas a quererem mal dos apaixonados. Aqui não estou falando apenas do casal de protagonistas, mas também de outras vítimas das suas escolhas e das escolhas dos outros. Esteja certo de que segredos do passado virão à tona, e ninguém escapará deles. São várias surpresas!

Espero que Amanda não demore muito para lançar o próximo volume da coleção. Em conversa com a Rosi Rocha, amiga que indicou os livros de Amanda Bonatti, ela me disse que a autora confirmou um livro sobre um casal que aparece nesse romance, e eu acredito que já sei quem serão os protagonistas. Espero ansiosamente pela continuação, porque certamente será uma linda história de amor e superação!

Ficha técnica: 
Autor: Amanda Bonatti
Editora: The Books
Ano: 2018
Páginas: 236

Esta é minha última resenha de 2018. Encerro minha participação neste ano com louvor, pois a finalizei com um excelente livro, e agradeço imensamente o seu carinho por ler o que escrevo. Agora, um agradecimento especial para minhas amigas do grupo literário Espresso das Três, e também para a Fernanda Hahne, que conheci no grupo e que hoje nos visita quando possível, pois mora em outra cidade. Fernanda é minha mais assídua seguidora, e comenta em todas as minhas postagens. Sem palavras para tanto carinho e amizade preciosa!

Outra amiga valiosa que tenho é a proprietária deste blog, Anastacia, que chamamos carinhosamente de Naná. A oportunidade que ela me deu foi incrível, e espero continuar colaborando aqui em 2019.

Que seu ano novo seja abençoado, com muita saúde, alegria e leitura! Grande abraço!


10 comentários

  1. Ahhhhhh eu não sou proprietária de nada, não! Rsrsrsrs
    Nanda, tê-la na família Notas Literárias é muito especial e importante. Além de uma amiga querida, escreves bem e tem a cara dos nossos objetivos!!!
    Que em 2019 possamos nos afogar num mar de livros ainda maior e que tenhamos nosos amigos conosco nessa caminhada.
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, neste mar eu me afogo com prazer hahahahaha. Beijão e obrigada por tudo!

      Excluir
  2. Gostei bastante dessa história, ja adicionei na minha listinha para o ano que vem. Gostaria de conhecer pessoalmente a autora, mas ainda não sei se conseguirei ir; de qualquer forma, o livro ( ou melhor, os livros) pretendo ler.
    Parabéns pelo trabalho de sempre e obrigada pelas palavras, é uma satisfação acompanhar suas resenhas e pegar sempre indicações de ótimas leituras. Que este novo ano traga novos desafios e muitas indicações preciosas,que despertem ainda mais o nosso prazer na leitura. Abençoado 2019, pra você, sua família, e também para toda a equipe dp Notas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Amanda e uma excelente autora, sua escrita nos envolve logo nas primeiras páginas!
      Espero que você consiga participar do encontro no mês que vem, mas se não conseguir recomendo que leia, pois vale muito a pena!

      AbencAben 2019 para você e sua família!

      Excluir
  3. Que lindo Nanda, sei que não sou assídua por aqui e pretendo mudar essa questão em 2019 (promessa de ano novo) haha. Obrigada pela amizade e pelas dicas que você sempre compartilha por aqui. Grande beijo e até o nosso próximo encontro, já estou ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, meu amor, sua amizade é um presente na minha vida! Fiquei muito feliz com o seu comentário, e também estou ansiosa pelo próximo encontro. Amanda arrasa, mas além disso é um doce de pessoa. Beijão!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro mas amei a resenha! Você escreve muito bem e passou de maneira bem legal a ideia do livro sem contar demais , como você mesma se propos a fazer, mas me deixando com muita vontade de ler o livro, de minhas felicitações para a escritora no seu encontro com ela e diga a ela que anseio em ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavras lindas! Fiquei muito lisonjeada com o seu comentário. Espero que leia o livro e que continue acompanhando as minhas resenhas. E esteja certa de que vou transmitir o seu recado para a Amanda.

      Excluir
  5. Mais uma resenha linda que me encantou. Blog lindo demais, resenha perfeita. Muito grata. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque seus livros são envolventes, sua escrita é muito fluida, nos prende desde o começo. Beijos.

      Excluir