Resenha: Dias Inequecíveis

11 julho 2019

Bruna é uma garota linda, simples, amorosa e dedicada. Ela e sua amiga vivem em seu mundinho fechado: somente as duas. Nada demais acontece, até que um dia surgem amizades que viram até amores, e elas tentam mudar e aceitar o que era inevitável. A partir daí, começa o que jamais imaginariam que pudesse acontecer a elas. Embarque e viaje com os amigos mais queridos do mundo em uma linda história e viva junto deles os melhores e piores dias inesquecíveis de suas vidas.

Primeiramente, gostaria de fazer um agradecimento muito especial à autora Ana Cleide da Silva, que muito gentilmente me enviou o livro com dedicatória. Além de talentosa, Ana Cleide é muito simpática e atenciosa, e fiquei muito feliz com seu carinho. 

Ao ler Dias Inesquecíveis, não pude deixar de me lembrar de algumas das minhas queridas companheiras de escola: Luciane, Priscila e Suzana. Foram anos difíceis, dramáticos, cheios de risadas, dilemas e muita amizade e companheirismo, nada muito diferente da rotina das amigas Bruna e Mylene. Dedico esta resenha a vocês, meninas!

É hora da história. As páginas de Dias Inesquecíveis nos contam uma linda amizade entre Bruh e Myh. Elas são adolescentes que cursam o Ensino Médio, e como toda garota dessa faixa etária, adoram estar em companhia da outra. 

Conhecemos a rotina das meninas, que é mais ou menos como a rotina de todos os adolescentes: ajudar nos afazeres domésticos, ouvir música, estudar, ir à lanchonete, a festas, dormir na casa da amiga, enfim, é uma volta ao passado, muito nostálgica e feliz.

A noite de espairecimento para eles havia chegado ao final, pelo menos quanto a todos estarem juntos, pois Bruna pediu para Mylene e Carol dormirem na casa dela. A mãe de Mylene até deixou de forma tranquila, mas a mãe de Carol foi um pouco resistente. Não queria deixar de jeito nenhum e só deixou mesmo porque Bruna fez sua mãe falar com a mãe dela e pedir. 

É claro que também há paixões, especialmente no caso de Bruna, que não para de pensar em Rafael. Contudo, com o passar do tempo, outras amizades e paixões surgem, e cada uma consegue um par nada perfeito, mas que se encaixa perfeitamente em si. 

Falando em passar do tempo, também gostei muito que Dias Inesquecíveis retrata a história das meninas em alguns anos, quando se tornam adultas e realizam sonhos. Haverá dificuldades, diversos percalços no caminho, decisões esperadas e inesperadas, mas, com o suporte de uma amizade incondicional, tudo será  superado.

Mylene deu água e o remédio para Bruna e deitou-a na cama. Bruna ficou sendo observada por Mylene a noite inteira. Às sete horas da manhã, a febre de Bruna já estava indo embora. 

-Você é tão forte e, ao mesmo tempo, tão frágil, minha linda Bruna. Eu sei que você vai resistir a tudo isso. Você consegue, garota - disse Mylene, abraçada à amiga.

Enfim, a linda história deste romance quer nos mostrar como as amizades são importantes, e que as dificuldades são passageiras. Como eu disse, é uma volta muito agradável ao passado, aos dilemas que parecem não ter fim, onde tudo parece muito mais complicado do que realmente é. 

Se você já leu A Marca de Uma Lágrima, sucesso de Pedro Bandeira, recomendo que leia Dias Inesquecíveis. As histórias possuem o mesmo tema (amizade adolescente) e são bem cativantes. 

Por hoje é isso, semana que vem eu volto com o encerramento de uma trilogia muito especial: a série A Livraria dos Corações Solitários!

                                                                       
Ficha técnica:
Autor: Ana Cleide da Silva
Editora: Chiado
Ano: 2017
Páginas: 297

6 comentários

  1. Que lindo amiga. Amo essas leituras que nos fazem voltar ao passado e lembrar dos nossos problemas que pareciam imensos mais que olhando hoje parecem insiguinificantes. .
    Fiquei com vontade de ler! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história delicinha, Fabi! Deu até saudades, de certa forma rsrs Beijos.

      Excluir
  2. Ah, que legal um livro que nos traga nostalgia dessa época de adolescência que é como você falou, Fê: cheia de dúvidas, problemas e gargalhadas! Fiquei super curiosa pela leitura, principalmente para ler a delícia do suporte da amizade delas não apenas na escola como também na vida adulta, quando começam a realizar sonhos. Quero muito ler. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bruna vai precisar da Mylene em muitas situações, e a Mylene vai precisar da Bruna também, como é a nossa vida, e o suporte da amizade fará toda a diferença. É uma história linda. Beijos!

      Excluir
  3. Adorei a temática do livro! A história parece ser super envolvente e como você mesma pontuou: nostálgica. <3
    Espero ter a oportunidade de lê-la algum dia. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, é muita nostalgia, apesar de que não gostaria de voltar naquele tempo kkkkkk

      Excluir